domingo, 9 de junho de 2013

Conquistando minha independência

 

Cursista: Dânia de Oliveira Mendes
Rio Branco- Acre, 29 de Maio de 2013.
 


Atualmente, a educação chega á era virtual com um duplo desafio, de ensinar e aprender, e ao mesmo tempo, fazer dos seus ambientes pedagógicos locais de reflexão critica sobre os recursos da sociedade tecnológica e virtual. Essa nova maneira de fazer educação está contribuindo para que haja um ambiente de maior inovação, intercâmbio e comunicação, centrada na concepção de que os meios audiovisuais podem replicar a sala de aula e levar um professor a estar virtualmente em muitos lugares. O uso da tecnologia nada mais expressa que o desejo das pessoas de estarem juntas para aprender e ensinar, não importando a que distancia esteja umas das outras.
A educação a distância é um processo de ensino-aprendizagem mediado por um sistema tecnológico de comunicação que substitui a interação pessoal na sala de aula entre professor e aluno. Embora eles não estejam juntos, eles podem estar conectados na internet ou podem se aproximar pelo uso de tecnologias, das mais simples ás mais complexo, participando de experiências significativas presenciais e virtuais de ensino/aprendizagem.
  Portanto a educação á distancia é uma forma individual ou em grupo de realizar as atividades com mediação de recursos didáticos, uma aprendizagem colaborativa mediada por computador. E preciso muita autonomia e disciplina exigindo que sejamos atuantes, pensantes, pesquisadores. Precisamos aprender a equilibrar o planejamento e a flexibilidade, construir nossa aprendizagem de forma autônoma e colaborativa, gerenciando tempo, ritmo e horário para estudar e participar.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário