segunda-feira, 30 de junho de 2014

O Modelo dos Modelos

O autor Ítalo Calvino, nos proporciona um texto do Senhor Palomar, com um modelo padronizado de idéias, onde as situações se ajustam ao modelo previamente estabelecido por ele, não oportunizando novas possibilidades ou melhores resultados.
No AEE, não há uma formula única, e sim varias e transformáveis, buscando aquele que melhor se adaptar se a realidade do aluno. Devemos conhecer o nosso alunado e suas características. Com base nas observações e dados coletado planejar e oferecer propostas educativas especifica, diversificadas, que proporcionem para o aluno, formas de superar barreiras na sua aprendizagem.
O Atendimento Educacional Especializado se dá aos alunos com deficiência por meio do desenvolvimento de estratégias, centradas em um fazer pedagógico que favoreça a sua aprendizagem, a construção de conhecimentos, subsidiando-os a participação e desenvolvimento da sua vida escolar.

A checagem entre as crianças com deficiências similares não e adequada, uma vez que nem um ser é igual ao outro, cada um tem seu formato, sua maneira de agir e pensar. Portanto, não há um modelo certo ou errado, próprio ou impróprio. Não há uma padronização exata. É preciso inovar, pois os desafios sempre continuarão existindo e cabe a nos professores da sala de recursos Multifuncionais criarmos estratégias centradas em um fazer pedagógico que favorecendo a aprendizagem do aluno.

Um comentário:

  1. QueridaDânia
    Seu texto aborda um pouco o AEE e oportunidades que devem ser proporcionada para todos, focando nosso olhar nas potencialidades e não na deficiência. Verifiquei que não houve nenhum equivoco em suas colocações, mas queria sugerir que você aprofundasse e refletisse mais um pouco, já que durante todo o curso vocês receberam váriosreferenciais bibliográficos com o objetivo de garantir a fundamentação teórica de textos e do seu TCC. Abraços! Vera

    ResponderExcluir